Blog DAMAMercado de Trabalho para Técnico em Eletrotécnica

Este post está relacionado com Cursos Técnicos

Mercado de Trabalho para Técnico em Eletrotécnica


por Equipe DAMA
Mercado de Trabalho para Técnico em Eletrotécnica

O profissional da área de eletrotécnica deverá executar projetos de instalação e também de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Se você tem interesse sobre o mercado de trabalho Técnico em Eletrotécnica, então confira nosso artigo para obter mais informações.

 

Este é um mercado que está em constante desenvolvimento, e por isso, apresenta muitas oportunidades para os iniciantes.

 

 

Como funciona o mercado de trabalho Técnico em Eletrotécnica? Confira aqui.

 

Este profissional é responsável por planejar e executar a instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas, deverá elaborar medidas que garantem o bom uso da energia elétrica, evitando com isso, desperdícios.

 

Também deverá ser realizada a manutenção de iluminação e sinalização, para aumentar a segurança e evitar prejuízos. De acordo com o IBOPE, há uma empregabilidade de até 70% entre os estudantes de nível técnico.

 

mercado de trabalho Técnico em Eletrotécnica, no estado de Santa Catarina é responsável por manter 90% dos profissionais empregados, mesmo diante de uma crise financeira. A cada dez alunos que se formam, 9 conseguem emprego no setor.

 

O profissional técnico em Eletrotécnica, tem as seguintes funções no dia a dia:

 

  • Montagem de projetos elétricos;
  • Desenvolvimento e manutenção de sistemas;
  • Circuitos e de redes elétricas.

 

Todos os procedimentos acima são úteis para garantir uma distribuição de energia mais eficiente, de maneira eficaz em todos os departamentos.

 

 

Quanto tempo demora para concluir o curso Técnico em Eletrotécnica?

 

O tempo de duração depende da faculdade que oferece o curso, no entanto, o prazo determinado pelo MEC são de 24 meses, as atividades que a Faculdade DAMA disponibiliza, incluem teoria e prática, para a realização de projetos de eletrotécnica.

 

Por padrão, para que possa atender às exigências deste mercado extremamente competitivo, o curso deverá ser dividido da seguinte maneira:

 

Elétrica geral

Aqui, são ensinadas noções de eletrônica, projetos elétricos, elétrica predial, normas de segurança em eletricidade.

 

Elétrica industrial e motores

Se refere ao funcionamento de máquinas elétricas e seu funcionamento, também estão incluídos comandos elétricos, e demais princípios de automação.

 

Máquinas e processos

Ensinamos como executar a manutenção de sistemas elétricos, pneumáticos, e hidráulicos, também mostraremos como funciona os ensaios e testes industriais.

 

 

Qual a média salarial?

 

Para entrar no mercado de trabalho técnico em Eletrotécnica é necessário ter um CREA, e ter autorização para conseguir assinar projetos, a média de salário para o profissional iniciante é em torno de R$ 1870,00.

 

Segundo a qualificação profissional, tempo de experiência e tamanho da empresa que trabalha, o técnico em Eletrotécnica poderá obter um salário de até R$ 4200,00 principalmente para aqueles que possuem nível superior completo.

 

 

Onde encontrar trabalhos?

 

Se o técnico possui CREA, há várias áreas que você poderá escolher para atuar, abaixo, mostraremos algumas opções mais lucrativas, e que existem muitas vagas em aberto:

 

  • » Usinas hidrelétricas;
  • » Indústrias metalúrgicas;
  • » Empresas de distribuição de energia;
  • » Empresas de construção civil;
  • » Indústrias petrolíferas;
  • » Escritórios de projetos técnicos.

 

As atividades eletrotécnicas são fundamentais para o funcionamento de uma empresa, o setor de geração e distribuição de energia é um dos segmentos que mais contratam.

 

mercado de trabalho técnico em Eletrotécnica também abre oportunidades para pessoas que possuem interesse em concursos públicos, você poderá entrar em empresas como a Petrobras, que disponibiliza oportunidades para profissionais de todos os níveis.

 

 

O que é o DAMA INVEST?

 

Se você fez ENEM e não conseguiu bolsa de estudos no PROUNI e nem no  FIES, não se preocupe, ainda é possível estudar com desconto neste ano de 2021, a Faculdade DAMA tem um programa de financiamento onde há possibilidade de conceder até 50% de desconto em todos os cursos.

 

A outra parte dos 50% poderá ser paga após a formatura, e a Faculdade DAMA não realiza cobrança de juros, se você está necessitando melhorar sua carreira, não deixe de conhecer o mercado de trabalho Técnico em Eletrotécnica, fale com nossa equipe e matricule-se neste semestre.

 

Esta é uma excelente área, com alta empregabilidade, e nossos diplomas são reconhecidos em todo o Brasil. Este curso apresenta novo formato, e poderá ser realizado em 03 dias por semana, não deixe de frequentar as atividades extraclasse e realize estágios.

 

 

Inscreva-se agora mesmo!

 

A Faculdade DAMA possui boa estrutura e oferece programas de financiamento para os alunos de nível técnico e superior, se você deseja se inscrever para o mercado de trabalho Técnico em Eletrotécnica, basta preencher o formulário ou entrar em contato com a Faculdade.

 

Somos a Faculdade mais completa do estado de Santa Catarina, com corpo docente devidamente qualificado e com muita experiência com nível técnico e superior.

 

Portanto, não deixe de conferir nossas ofertas e outras condições de financiamentos para cursos de nível técnico e superior, nossos cursos são reconhecidos pelo MEC.



Gostou do post Mercado de Trabalho para Técnico em Eletrotécnica?

Olá, podemos ajudar?