Blog DAMA10 Passos para Montar um Currículo Vencedor

Este post está relacionado com Cursos Técnicos

10 Passos para Montar um Currículo Vencedor


por Equipe DAMA
10 Passos para Montar um Currículo Vencedor

Ter um currículo completo hoje em dia, é essencial para conseguir bons empregos, no entanto, poucas pessoas sabem elaborar um currículo que consiga chamar a atenção de um analista de RH. Por isso, mostraremos 10 dicas de como fazer um currículo para ajudar você que está em busca de um emprego.

 

Se você nunca fez um currículo, praticar é a melhor opção para melhorar sua escrita, e organizar um roteiro perfeito.

 

 

10 Dicas de como fazer um curriculum incrível!

 

Confira as dicas abaixo, para saber como fazer um currículo corretamente, e que consiga chamar a atenção do recrutador:

 

1º Saiba que o currículo é muito importante

O currículo funciona como um cartão de visitas, e por isso, é extremamente importante para conseguir um emprego, o currículo ajudará você a se destacar ainda na triagem, se você não der a devida atenção ao seu currículo, seus resultados serão definitivamente ruins.

 

2º Aprenda a escrever o currículo

Erros de português poderão ser fatais, você deve revisar seu currículo e ficar atento(a) à nova ortografia, além disso, o currículo padrão contém as seguintes etapas abaixo:

 

  • » Dados pessoais;
  • » Áreas de atuação;
  • » Formação;
  • » Experiência profissional;
  • » Idiomas;
  • » Cursos e outras atividades.

 

Não inclua foto, mentiras, excesso de informações que não são relevantes para a vaga, números pessoais, etc. Apenas coloque a pretensão salarial, quando a empresa pela qual você está se candidatando solicitar.

 

3º Realize adaptações quando for necessário

Se você encaminhar um currículo para mais de um recrutador, e para diferentes vagas, é fundamental fazer adaptações, para incluir apenas as informações que são necessárias para a vaga que você deseja se candidatar.

 

Por exemplo, se o objetivo é a candidatura para vaga de analista de banco de dados, coloque informações relacionadas a este cargo.

 

4º Acrescente uma declaração pessoal

Na declaração pessoal, é necessário colocar porque você é a pessoa indicada para ocupar esta função, as informações da declaração pessoal refletem diretamente na carta de apresentação.

 

5º Nunca deixe lacunas

Se você está desempregado há um certo tempo, você poderá substituir esta informação, por algum trabalho informal, cursos, trabalho voluntário, gerenciamento de projetos, e demais atividades que tenha realizado neste período de tempo. Caso você não tenha colocado nenhuma informação, os analistas de RH poderão desconfiar que você é um profissional desatualizado (a).

 

6º O currículo deve ser atualizado

Se você participou de um workshop, um curso, uma palestra, frequentou uma feira, fez algum estágio, coloque tudo isso em seu currículo, é uma forma de você mostrar ao recrutador se você está buscando conhecimento e está em constante movimento.

 

7º Cuidado com erros no currículo

Erros simples como colocar Curriculum Vitae,  na hora de anexar o documento poderá ser fatal para sua candidatura, os especialistas em RH recomendam que seja incluído o nome completo do candidato. Você também deverá ter um e-mail profissional, para encaminhar o currículo.

 

8º Tenha atenção ao design do currículo

De acordo com a área escolhida, seu currículo deve ser simples e objetivo, com informações relacionadas ao cargo, exceto se o currículo for destinado para áreas de design gráfico e publicidade, menos é mais no momento de apresentar o perfil profissional durante o processo seletivo.

 

9º Seja honesto(a) na hora de descrever o histórico do CV

Nossas experiências anteriores, poderão ser um critério no momento da seleção, seja sucinto quando for apresentar o histórico, incluindo o período que trabalhou, cargos, funções que exercia nas empresas, etc. Informe também, sobre as responsabilidades que possuía em cada uma das funções.

 

10º Não esqueça da formação acadêmica

Existem determinados cargos específicos, que exigem formação de nível técnico ou superior, por isso, é imprescindível que você coloque esta informação em seu currículo. Na hora de informar a graduação, você tem que colocar a instituição de ensino, a data de formação e a cidade de formação que consta em seu diploma.

 

É importante também, colocar o número da portaria do MEC, assim, a empresa saberá que o diploma é válido em todo o Brasil. Seguindo estas dicas, não há erros de como fazer um currículo para entregar ao RH.

 

 

Como melhorar a sua qualificação profissional?

 

Se você já sabe como fazer um currículo, e está em busca de qualificação saiba que nós da Faculdade DAMA estamos aqui para ajudá-lo. Temos programas de financiamento próprios, como DAMA INVEST que ajudará a financiar os cursos técnicos abaixo:

 

  • » Técnico em enfermagem;
  • » Técnico em massoterapia;
  • » Técnico em radiologia;
  • » Técnico em manutenção automotiva;
  • » Técnico em automação industrial;
  • » Técnico em mecânica;
  • » Técnico em Eletrotécnica;
  • » Técnico em estética;
  • » Técnico em segurança do trabalho.

 

Portanto, se você deseja dar continuidade aos estudos também podemos financiar os cursos de nível superior, boa parte dos cursos agora estão com novo formato, venha conferir.



Gostou do post 10 Passos para Montar um Currículo Vencedor?

Olá, podemos ajudar?