Blog DAMAGuia Profissional: Bacharelado em Engenharia Civil

Este post está relacionado com Bacharelado em Engenharia Civil

Guia Profissional: Bacharelado em Engenharia Civil


por Equipe DAMA
Guia Profissional: Bacharelado em Engenharia Civil

Se você quer voltar a estudar e não sabe qual curso escolher, mostraremos o curso de graduação em engenharia civilesta é uma área que apresenta ótimos salários e que está sempre necessitando de mão de obra, é possível conquistar bons empregos ainda na graduação, para saber um pouco mais sobre o curso, acompanhe até a conclusão.

 

 

O que ensina um Curso de Graduação em Engenharia Civil?

 

No curso de engenharia, os alunos aprendem a dominar Materiais de Construção, Topografia, Técnicas Construtivas, Projeto de Estradas e Planejamento Urbano, este curso é um dos mais tradicionais do Brasil, o engenheiro após a formação poderá elaborar, executar e fiscalizar projetos de casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens.

 

É dever do engenheiro também verificar as condições do terreno, especificar quais serão as redes de instalações, garantir que a construção será segura, além de supervisionar a equipe que realizará a obra.

 

Para a engenharia civil, os principais segmentos para a especialização são:

 

  • » Hidráulica;
  • » Transporte;
  • » Saneamento;
  • » Estruturas e mecânicas do solo;
  • » Gestão de projetos;
  • » Tecnologia e materiais para construção civil.

 

Nos primeiros anos do curso, os alunos aprendem as disciplinas comuns, nos últimos anos o conteúdo é mais específico, são ensinadas as disciplinas geologia, planejamento de obras, pontes e grandes estruturas e desenho técnico.

 

 

Média Salarial

 

Após a conclusão do curso de graduação em engenharia civil, no Brasil a média salarial de um engenheiro civil está em torno de R$ 5.815,00 tudo depende da região, do grau de experiência do engenheiro, se possuir CREA ou não, se tem especialização, etc.

 

Depois de formado, o engenheiro civil poderá atuar em empresas do setor público ou privado, nos seguintes segmentos:

 

  • » Geotecnia;
  • » Perícia;
  • » Segurança do trabalho;
  • » Georreferenciamento rural;
  • » Saneamento básico;
  • » Rodovias e transportes.

 

Para conseguir bons empregos independente de sua área de atuação, é necessário participar de atividades extracurriculares, entregar o TCC e o estágio, participar de workshops e eventos de sua área, etc.

 

 

O que estuda um estudante de engenharia civil?

 

curso de graduação em engenharia civil tem uma duração de 5 anos, mostraremos abaixo, quais são as matérias mais importantes no decorrer do curso:

 

Ciências Exatas (Matemática, Física e Química)

As matérias matemática e química aplicadas, física experimental e cálculo, são a base de entendimento para as outras matérias da engenharia, por isso, esta é uma das matérias que são ensinadas ainda no começo.

 

Tecnologia das construções

Trata-se de como o engenheiro irá se comportar no futuro em um canteiro de obras, pois nesta matéria o profissional aprende organização dos serviços, organização de depósitos, fundações e terraplenagem do local, através dessa matéria será possível obter uma visão ampla de todo o trabalho que será realizado.

 

Estruturas de materiais

Será necessário para entender o comportamento dos materiais perante, frio, calor e chuva, as disciplinas também são divididas por materiais, por exemplo, estrutura de concreto, aço, madeira, etc. É possível estudar essas disciplinas a partir do 3º ano, porém este tempo poderá variar de faculdade para faculdade.

 

Geotecnia, Solo e Topografia

Essas disciplinas ajudam a entender como os elementos do solo influenciam as obras, entender os diferentes tipos de solo ajudam a proporcionar segurança, sustentabilidade e redução de custos, também é possível estudar a formação do solo, rochas e como funciona a ação fluvial e das águas do local.

 

Hidráulica e saneamento

Nesta disciplina é possível aprender Saneamento básico, abastecimento de água, drenagem, canalização, distribuição de água, esgoto e construção de represas, existem até cursos de especialização para alunos que desejam se aperfeiçoar nesta matéria.

 

 

Onde estudar?

 

Nós da Faculdade DAMA temos uma ampla e moderna infraestrutura, nossos principais diferenciais para este curso são:

 

  • » Nota 4 no CPC do MEC;
  • » Professores Experientes;
  • » Projetos de Extensão Integrados;
  • » Laboratórios para Aulas Práticas Presenciais;
  • » Laboratório Digital para Aulas Práticas Virtuais;
  • » Metodologias Ativas de Aprendizagem.

 

Realizamos também aulas práticas laboratoriais específicas, criamos políticas de incentivo à prática profissional ainda no início do curso, também temos parcerias com empresas de softwares, para ensinar os alunos a trabalhar com a tecnologia 3D.

 

Proporcionamos visitas técnicas para empresas de vários segmentos dentro da indústria, ajudamos os alunos a terem contato com o mercado de trabalho ainda nos primeiros semestres, para que eles possam ter um currículo completo após a formação.

 

No decorrer do curso, os alunos poderão obter um perfil mais pró-ativo, voltado para as lideranças modernas, incluímos competências profissionais e pessoais para que o profissional possa ser o mais completo possível, afinal, após a formação os alunos vão lidar com obras e pessoas, é necessário saber lidar por exemplo, com gestão de conflitos e outros temas úteis.

 

 

Faça sua matrícula agora mesmo!

 

Portanto, aproveite nossas condições de financiamento e faça a sua matrícula, temos uma equipe de professores devidamente qualificada e com experiência em suas áreas de atuação. Comece a estudar ainda este ano, através do curso de graduação em engenharia civil da Faculdade DAMA.



Gostou do post Guia Profissional: Bacharelado em Engenharia Civil?

Olá, podemos ajudar?