Plano de Vacinação: Tudo o que Você Precisa Saber

Técnico em Enfermagem é o profissional responsável pelos primeiros atendimentos e também pela elaboração do plano de vacinação. Este plano é de extrema necessidade, pois ajuda a erradicar doenças.

Somente no Brasil, esta medida já eliminou diversas doenças, os pais e responsáveis devem se responsabilizar em seguir este plano para garantir o desenvolvimento de seus filhos, netos e sobrinhos. As vacinas possuem a missão de nos proteger contra vírus e bactérias, a vacinação auxilia toda uma comunidade e não apenas quem toma a vacina.

QUANDO SURGIU O PLANO DE VACINAÇÃO NO BRASIL?

A origem do nosso Plano Nacional de Imunizações, começou no ano de 1973, que coincidiu com o término da campanha de erradicação da varíola. O sistema de saúde brasileiro atual começou a ser construído ainda nos anos 1970.

O planejamento para o desenvolvimento de políticas públicas, também começou a ser discutido ainda nesta época. A universalização dos cuidados em saúde e o movimento sanitário brasileiro se espalharam por todo o país, criando com isso, as campanhas de conscientização.

Foi neste tempo que foram desenvolvidos os processos de capitalização de prática médica, estas práticas incluem assistências à saúde, formação de mão de obra e controle de insumos(medicamentos e equipamentos).

COMO SÃO PRODUZIDAS AS VACINAS NO BRASIL?

Aqui no Brasil, a distribuição de vacinas é realizada através de postos de saúde. As vacinas são fabricadas por laboratórios nacionais, internacionais, e institutos especializados, como é o caso do Instituto Butantan

Quem toma a decisão das vacinas a serem produzidas é o órgão CGPNI (Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações). Para tomar essa decisão, alguns fatores devem ser levados em consideração, por exemplo, incidência sobre alguma doença, agentes envolvidos, e por último, a capacidade de produção que cada laboratório possui.

QUAIS AS VACINAS MAIS AGUARDADAS PELA POPULAÇÃO?

Para os próximos anos, além da vacina da Corona Vac, estão sendo aguardadas as vacinas da dengue e do HIV. O maior obstáculo para a produção dessas vacinas é meramente político, e ainda, não há nenhum interesse econômico que motive a sua produção.

Para desenvolver a vacina da dengue, fazem parte atualmente 4 Institutos que são ButantanTakeda Pharmaceutical Company, o grupo francês SanofiInstituto Bio-Manguinhos. A única até o momento que teve sua vacina aprovada, é o grupo Sanofi, a vacina já está aprovada pela ANVISA.

A vacina terá um custo médio de R $400,00, o que provavelmente impedirá o acesso ao SUS. Poderão tomar pessoas de 9 até 45 anos, a princípio serão 3 doses necessárias, para que a vacina possa ter efeito positivo no organismo.

QUAL É O CAMINHO QUE AS VACINAS PERCORREM?

Até chegar à população, a vacina deve percorrer um extenso caminho, mesmo que seja produzida aqui no Brasil. Quem faz a avaliação de qualidade é o INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), somente após a aprovação é que as vacinas são encaminhadas para os estados.

As substâncias que são importadas, devem passar por aprovação da ANVISA, para serem distribuídas com segurança para a população. Em todo o Brasil, existem cerca de 40 mil UBS, que são as responsáveis por aplicar as vacinas na população.

O QUE É O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO?

Hoje em dia, o SUS tem um gasto médio com vacinas de R$1,2 bilhão, este gasto é referente ao ano de 2010. O calendário de vacinação foi criado para orientar pais e responsáveis, para garantir que haja uma imunidade completa, na maioria dos casos são necessárias mais de uma dose.

Este calendário é definido por Plano Nacional de Imunização, e envolve todas as vacinas importantes para a população até o momento. Nos calendários estão previstas vacinas entre 0 ano até 20 anos de idade, contra diversas doenças como febre amarela, e HPV, por exemplo.

QUAL A FUNÇÃO DE UM TÉCNICO EM ENFERMAGEM?

O profissional de enfermagem deve trabalhar para promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos de saúde-doença. Deverá atender as necessidades de saúde tanto dos pacientes quanto da comunidade em que vivem.

Este profissional tem que saber lidar com pacientes de várias faixas etárias, e é responsável por elaborar ações de orientação, para preparar pacientes para realização de exames. Durante o curso, o profissional de nível técnico irá aprender os principais cuidados que são curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais.

O TÉCNICO EM ENFERMAGEM E A VACINAÇÃO

Sempre que um paciente chega até a uma UBS, clínica ou centro hospitalar é dever do auxiliar técnico checar para saber se o plano de vacinação está em dia. O Plano de Vacinação atual inclui as seguintes vacinas, confira:

  • » BCG (tuberculose);
  • » VHB ( hepatite B – três doses);
  • » VIP (poliomielite – quatro doses);
  • » Hib (doença invasiva provocada por Haemophilus influenzae do serotipo b – quatro doses);
  • » DTPa difteria, o tétano e a tosse convulsa – cinco doses);
  • » Men C (doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do serogrupo C – três doses);
  • » VASPR (sarampo, a papeira e a rubéola – duas doses);
  • » Td (tétano e a difteria – reforços).

No Brasil, já conseguimos eliminar muitas doenças, como é o caso da poliomielite, por exemplo. Somente no continente americano, esta doença já não existe desde 1991. Os enfermeiros também devem ser atuantes nas campanhas de vacinação.

Estes devem frequentar presídios, escolas e empresas e mostrar para a população os benefícios que as vacinas nos proporcionam, as campanhas não param, estas devem ser contínuas. O plano de vacinação deve se adaptar de acordo com a realidade do momento, que no caso estamos falando sobre o COVID-19.

COMO SE TORNAR UM TÉCNICO EM ENFERMAGEM

técnico em enfermagem é um dos mais atuais do estado de Santa Catarina, nossos profissionais possuem apoio de professores com experiência na área de ensino. Ao longo do curso, ensinaremos os seguintes tópicos:

  • » Processos de saúde/doença e seus condicionantes;
  • » Políticas de saúde;
  • » Anatomia, fisiologia, nutrição, farmacologia, microbiologia e parasitologia;
  • » Processo de trabalho, humanização, ética e legislação profissional;
  • » Fundamentos da enfermagem. Enfermagem neonatológica, obstétrica, neuropsiquiátrica e UTI;
  • » Suporte básico à vida. Biossegurança.

Se preferir venha conhecer nossos laboratórios e nossas instalações e converse com o coordenador de seu curso. Aproveite para conhecer também, nossas condições de financiamento.

Portanto, confira agora mesmo as condições e matricule-se já em nosso Curso de Técnico em Enfermagem. Aprenda todas as técnicas necessárias com professores altamente experientes e qualificados.

Dê uma guinada na sua sua carreira profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canoinhas - SC Alterar Cidade
Enviar Mensagem
1
Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá, como podemos ajudar?