Passo a Passo de Como Escolher o Curso Certo para Você

É muito importante pesquisar por cursos de graduação e técnicos como forma de garantir uma boa carreira profissional no futuro. Para selecionar o melhor curso é importante verificar também como está a carreira no mercado atual e analisar a qualidade da instituição de ensino.

 

Esse tipo de escolha influencia bastante na vida da pessoa, sendo dessa forma fazer a escolha por identificação com a área, habilidade natural ou interesse pelo pelo segmento de estudos e atuação profissional.

Neste artigo apresentamos dicas essenciais para ajudar você a fazer a melhor escolha possível.

 

 

Como escolher cursos de graduação e técnicos?

 

Estamos falando de um processo de pesquisa, análise e decisão que é muito importante para a formação profissional do estudante. Porém, o processo poderá se tornar mais simplificado quando o estudante recebe as orientações corretas.

 

1 – Identifique sua área de interesse

É importante que o estudante identifique seus verdadeiros interesses, preferências e habilidades naturais.

Em muitos casos, a escolha pode estar de encontro com um dom ou habilidade natural que a pessoa já possui, desde que a pessoa saiba se colocar em primeiro lugar para realizar seus sonhos e objetivos.

 

2 – Verifique as matérias

Caso o estudante não tenha facilidade com matemática ou não interesse em passar por vários semestres estudando cálculos, não é aconselhável escolher cursos de graduação e técnicos que abordam muitas matérias que envolvem cálculos e planilhas. Este é um dos exemplos.

 

3 – Considere o seu ponto de atenção

​O aspirante a um curso de formação precisa verificar o que realmente chama a sua atenção em determinada área ou curso. O estudante pode adorar matemática e ainda ficar na dúvida se cursa engenharia ou licenciatura em matemática.

 

Porém, devemos ressaltar que em um curso de formação o aluno poderá se deparar com matérias que ele gosta e com as matérias que não gosta, e isso tem a ver com o setor de atuação profissional.

 

O profissional mesmo quando atua na área que gosta poderá se deparar com situações ou tarefas que não tem nada a ver com a área.

 

Quando a pessoa estuda e trabalha como design de interiores, por exemplo, deverá organizar planilhas de materiais e cálculos para os seus clientes até definir a melhor aparência e mobília para os cômodos e casas que atenderá no futuro.

 

4 – Quais cursos combinam com você?

Ao pesquisar por cursos de graduação e técnicos é fundamental verificar quais cursos combinam com você. Existem pessoas que gostam de matemática e se sentem atraídas pelos cursos de informática e engenharia.

Outros possuem facilidade com a escrita e procuram cursos nas áreas de comunicação e idiomas.

 

No caso de um curso técnico é sempre exigido ter o equilíbrio entre áreas de conhecimento das exatas e humanas, pois o técnico não permanece atuante somente na teoria, mas, sobretudo, na aplicação prática de seus conhecimentos.

 

Além de escolher pelo curso que realmente gosta e apresenta afinidade é importante verificar em qual carreira gostaria de trabalhar no dia a dia.

Imagine acordar todo dia às 8 horas da manhã, sair para trabalhar (ou trabalhar em home office) até às 18 horas diariamente? Quais atividades gostaria de realizar?

 

5 – Verifique as influências

O antigo ditado diz que “filho de peixe, peixinho é…”, até os tempos atuais é comum o filho de advogado pensar em se formar também em Direito ou Contabilidade para seguir a carreira da família.

 

Porém, as influências podem ser variadas, existem filhos de engenheiros que estudam design e através do design acabam caindo no trabalho de comunicação e publicidade.

 

6 – Verifique o mercado

Seja na hora de escolher por cursos de graduação e técnicos, é importante verificar como está o mercado de atuação e as oportunidades de emprego.

Claro que não aconselhamos ninguém a escolher por um curso somente pensando no salário e na tendência atual de mercado.

 

Entre o final dos anos 2000 e início dos anos 2010, foi crescente no Brasil a procura por cursos técnicos de segurança do trabalho e petróleo e gás, porém em meados da década de 2010 esse mercado encolheu e vários profissionais técnicos formados permaneceram sem trabalho no mercado tendo que estudar outras áreas para se habilitar em novas oportunidades.

 

Atualmente, é mais comum pensar com a cabeça de um futuro funcionário de uma empresa ou governo e, ao mesmo tempo, com a cabeça de um empreendedor que possa abrir o próprio negócio.

 

 

Escolha já o seu curso!

 

Se você pretende fazer um curso superior ou técnico, mas ainda tem dúvidas sobre qual área escolher, não se preocupe, confira os nossos cursos superiores ou veja atentamente os nossos cursos técnicos, a Faculdade Dama tem o curso ideal para atender às suas necessidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canoinhas - SC Alterar Cidade
Enviar Mensagem
1
Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá, como podemos ajudar?